Espero agregar a visão da odontopediatria e do sono sobre os Distúrbios Respiratórios e da apneia obstrutiva do sono em neonatos com a orto e mio funcional no equilíbrio lingual, labial e orofacial para a Respiração Nasal (RN) durante o dia e no sono.
O neonato inspira o ar pela primeira vez e chora na expiração, assim como segue o início da deglutição salivar, onde o equilíbrio do ápice lingual na papila incisiva no palato duro (ver Fig. 1) necessita de vias aéreas limpas com amplas dimensões para Respiração Nasal acontecer.
A Odontopediatria do sono reconhece a ordenha como exercício funcional orofacial com postura lingual e labial para a respiração nasal junto a sucção e deglutição do colostro e do leite materno, com ricas propriedades nutritivas. Estes exercícios promovem o crescimento, desenvolvimento e deslocamento dos maxilares, bem como mandibular, sendo chamada de a primeira mastigação funcional para sistema estomatognático, para receberem a dentição decídua. Este desenvolvimento orofacial deve chegar a 60% da orofacial do adulto aos 5 anos de idade, tanto quanto se dissipam acima da maxila para a base nasal no triangulo piriforme e vias aéreas respiratórias.1
Durante a ordenha ocorrem estímulos oferecidos pelos Tubérculo de Montgomery na aréola e mamilo, (Ver Fig. 1c) justapostos com o ápice lingual e labial, assim como posicionará o ápice lingual justa posta na papila incisiva e nas rugas palatinas, (ver Fig. 1a; Fig.1b) próximo a região dos incisivos superiores.
Aqui acontece o equilíbrio de todo corpo lingual com vedamento oral e para a respiração nasal.
Fig. 1a
Vedamento lingual do bebê Laura ao nascer2
Fig. 1b
A posição justaposta entre o ápice lingual na região da papila incisiva e das rugas palatinas do bebe Laura aos 30 dias2
Fig. 1c
Tubérculo de Montgomery e seus estímulos
A postura lingual é um fator de saúde respiratória no sono ou acordado (ver Fig. 1a; Fig. 1b; Fig. 2), ou um alerta (ver Fig. 3a; 3b; 3c) para triplicar a atenção na qualidade da respiração e do sono. O desequilíbrio lingual pode levar aos Distúrbios Respiratórios do Sono (DRS) e a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) desde os neonatos, até a vida adulta.3
O Vedamento Lingual do Bebê equilibrado está como estímulo nos Aparelhos Intraorais Tripoidal Albertini Sleep Apnea (AIO TASA) para DRS em pré-escolares na dentição decídua, mista e permanente até a vida adulta. Propicia estímulos orto e mio funcional para postura fisiológica lingual através de uma meia calota esférica, com intuito de estimular a postura e memória neuromuscular a formar o vetor para a RN limpa.2
Respiração Bucal (RB) e a perda de sincronia entre os vetores da RN, dos planos de crescimento dos maxilares e orofacial, como um caos no desenvolvimento complexo do recém-nascido. Tanto a genética e a epigenética podem desequilibrar e mudar da RN para a RB, com a presença da rinite que muda imediatamente para postura lingual baixa com ar entrando pela boca e seca a saliva, causa inflamações e amigdalites crônica. Estes processos inflamatórios podem iniciar pela má qualidade do ar, poluído urbano, presença de fumantes, introdução de fórmulas lácteas e alimentos industrializados, glúten, conservantes e corantes químicos.
O caos da Respiração Bucal dificulta a amamentação do neonato, que engole ar e leite pela boca, regurgita substancia ácida advinda do estomago, irrita o nariz e a garganta piorando as inflamações. Engole ar e sente cólicas abdominal, que dificulta o iniciar e o manter o sono necessário de duas em duas horas continuas. O sono do neonato é regido pela fome a cada duas horas, que ficará fragmentado pela RB, pelo refluxo e pela dor de barriga.
Os riscos da morte súbita aumentam durante o sono na posição deitada – com RB e com refluxo gastroesofágico - que durante a obstrução da via aérea pode ocorrer aspiração do refluxo estomacal para os pulmões. O cérebro do neonato não está preparado para despertar e voltar a respirar, tossir ou acordar para proteger-se, principalmente se estiver longe dos cuidados de um adulto para socorrer o nenê imediatamente.3
O pediatra e odontopediatra podem ser os primeiros a diagnosticar estes problemas dos Distúrbios Respiratórios do Sono, e é preciso ter tratamento imediato. Sinais como choro, medo de dormir, pesadelos, gritos, transpiração são comuns. A rinite crônica aparentam ser problemas inofensivos, mas correlacionam-se ao perigosos como aspiração de gotículas ácidas do refluxo e os processos asmáticos.
Difícil perceber as paradas respiratórias no recém-nascido, mas um alerta será a língua baixa e as quedas do oxigênio no sangue e cérebro, são problemas respiratórios graves e perigosos4. Atentar-se as cores roxas das unhas e lábios ficam roxos por baixo oxigênio associada ao risco da morte súbita principalmente entre zero aos dois anos de idade. Importante arrotar após amamentação e expelir o ar deglutido e manter o bebe no colo em postura mais ereta.
Os Distúrbios Respiratórios (DR) e a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) está ligada ao subdesenvolvimento dos maxilares e má oclusão dental decídua e intraóssea da dentição permanente coma língua baixa.2
A respiração nasal fisiológica e língua equilibrada é desejável tanto enquanto o neonato estiver dormindo ou acordado, respirando pelo nariz ou deglutindo a saliva com o ápice lingual justaposto a papila incisiva nos bebês.2 (Fig.1a; Fig. 1b, Fig. 2)
Fig. 2:
O recém-nascido acordado e sorrindo com o ápice lingual equilibrado na região da papila incisiva, mantém o vazio intraoral respiratório protegido e livre para respiração nasal.
O freio lingual curto (ver Fig. 3a, Fig. 3b, Fig. 3c) é um fator anatômico que impede a posição do ápice lingual equilibrado na papila incisiva, e deve ser resolvido cirurgicamente no próprio hospital logo após o nascimento, pois pode dificultar a amamentação e a respiração nasal e estar intimamente ligado aos DRS e a morte súbita do recém-nascido. É preciso identificar e eliminar fatores alergênicos causadores da Respiração predominantemente oral e dos DRS principalmente antes dos dois anos de idade, devido aos riscos da morte súbita.5;6,7
Fig. 3a:
Tele Radiografia Norma lateral Língua baixa delineada com contraste de Sulfato de Bário e dorso próximo a retro faringe em criança com TDAH2,5
Fig. 3b:
recém-nascido com ápice lingual baixo pode haver riscos de dessaturação de oxigênio
Fig. 3c:
Frei lingual deve ser tratado ao nascer no hospital
Dificuldade em selamento Lingual com presença da má oclusão dental, maxilares e vias aéreas estreitas.
Um Projeto de saúde pública na Finlândia (2002-2012)7 com objetivos de diagnosticar, prevenir e tratar os Distúrbios Respiratórios e a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), em equipe multidisciplinar nos pré-escolares, crianças e adolescentes.
1. Pediatria: prevenir a obesidade infantil.
2. Otorrino pediatra estimular a respiração nasal medicamentosa e ou cirúrgica das tonsilas palatinas e faríngeas.
3. A Odontopediatria do sono na Expansão Rápida da Maxila e base nasal, tratar a má oclusão na dentição decídua e mista em pré-escolares.7
Morte Súbita durante o sono e uso dos Bicos de chupetas
No guia prático de atualização em da Sociedade Brasileira de Pediatria, diz que o uso dos bicos de chupeta tem efeitos protetivos da morte súbita, por acalmar as crianças, cabe aos pais e médicos entenderem os prós e contras e permitirem ou não o uso da chupeta, pois, essa ajudaria a deixar a via aérea livre.16
A respiração durante o sono dos neonatos, como já existem para os tratamentos para a dentição decídua nos pré-escolares, na dentição mista nas crianças e adolescentes, logo a seguir, e nos dentes permanentes com aparelho intraoral em adultos. Cada país faz seus guias sobre o uso da chupeta como fator protetivo da morte súbita na infância e podem explicar aos pais sobre possíveis efeitos benéficos ou colaterais, sendo assim a decisão cabe aos pais com o conhecimento decidir se usam ou deixam de usar a chupeta.17
Relacionado ao sono, e a função neuronal que controla as funções cardiorespiratórias, as quais contribuem com eventos da morte súbita durante o sono REM, movimentos rápidos dos olhos, no contexto da fisiologia e fisiopatologia dos mecanismos cerebral de sobrevivência. Muitas das vítimas da morte súbita na infância aconteceram durante os primeiros horários da manhã no estágio do sono REM, pois neste estágio ocorrem desregulações de vários mecanismos sensoriais da abertura da via aérea intrínseca da musculatura genioglosso durante a inspiração e previne o colapso da via área durante o sono REM.18
Segredos complexos do sono saudável e dos Distúrbios Respiratórios do sono estão sendo lançados aqui para que juntos possamos trazer uma visão de drone, isso é, visão de cima para baixo com saúde do sono adultos, crianças e adolescentes, desde os pré-escolares, e agora nos neonatos e que no intrauterino já fazia uso do aprendizado da sucção com o dedo na boca.
Referências Bibliográficas:
1 Planas P. Reabilitação Neuroclusal. 2a. ed. São Paulo: Medsi; 1997. 355p.
2 Albertini FR. Uso da telerradiografia em norma lateral como auxiliar no diagnóstico dos Distúrbios Obstrutivos Respiratórios do Sono em crianças com TDA/H [Dissertação - Mestrado]. Campinas (SP): Universidade Estadual de Campinas; 2009. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=153846.
3 Reimão R, Lefèvre AB, Diament AJ. Prevalência de Distúrbios do Sono na Infância. Pediatr (S Paulo) 1983; 5: 49-55.
4 Pinto JA. Síndrome da apneia obstrutiva do sono: uma tarefa multidisiciplinar. In: Pinto JA, org. Ronco e Apneia do Sono. São Paulo: Reinventer; 2000. p.1-2.
5 Albertini FR, Protocolo do Tratamento do Subdesenvolvimento dos maxilares e da via aérea superior nos Distúrbios Respiratórios do Sono em pré-escolares, adolescentes com uso de Aparelho Intraoral. In Medicina Oral no Sono – Org.: Cruz, Miguel Gonçalves Meira; Giannesi, Lilian Chrystiane; Machado, Marco Antônio Cardoso. Ed. AS Publicações. ISBN 978-65-86699-89-0, cap. 8.12, pag. 272-285, 2022.
6 Guilleminault C; Quo S; Huynk N; Li K Orthodontic expansion treatment and adenotonsillectomy in the treatment of obstructive sleep apnea in prepubertal children. Sleep 2008; 31(&): 953-957.
7 Laittinen LA, Anttalainen U, Hänäläinen P, Koskela K. Ans expert advisory group listed in foreword. Ministério da Saúde da Finlândia: Guia Nacional para Prevenção e Tratamento da Apnéia do Sono 2002-2012. Respir Med 2003; 97(4): 337-65.
8 Pirelli P, Saponara M, Guilleminault C. Rapid maxillary expansion in children with obstructive sleep apnea syndrome. Sleep. 2004;27:761–6.
9 Pirelli P. Tratamento ortodôntico e ortopédico para síndrome da apneia obstrutiva do sono. In: Preliminary Programm 17th Annual Meeting American Academy of Dental Sleep Medicine, 2008 June 6-8, Baltimore, US. Disponível em: . Acesso em: 1 jun. 2008.
10 GUILLEMINAULT, C. et al. Orthodontic expansion treatment and adenotonsillectomy in the treatment of obstructive sleep apnea in prepubertal children. Sleep, 2008; 31(&): 953-957.
11 HUANG, Yu-Shu; GUILLEMINAULT, C. Pediatric obstructive sleep apnea and the critical role of oral-facial growth: evidences. Front. Neurol., 22 January 2013
12 Suratt PM, Peruggia M, D’Andrea L, Diamond R, Barth JT, Nikova M, et al. Cognitive Function and Behavior of Children With Adenotonsillar Hypertrophy Suspected of Having Obstructive Sleep-Disordered Breathing. Pediatrics 2006 118(3): 771-81.
13 Albertini FR, Albertini's Ortho-functional Dental Protocol: TASA "Tripoidal Albertini Sleep Apnea" in Preschoolers, Children and Teenagers September 2020 DOI: 10.13140/RG.2.2.17307.49447
14 Selvadurai S, Voltsas G, Propst E, Wolter NE,NarangI. Obstructive sleep apnea in children age 3 years and yanger:rate and Risk factors.Paediatr Child Healh2020; nov; 25(7):432-438.
15 Buccini G, Peres-Escamilla R, Venancio SI, Routine pacifier use in infants: pros and cons. J.Pediatria Print version ISSN 0021-7557on-live version ISSN 1678-4782
16 Guia Pratico de atualização. Sociedade Brasileira de Pediatira. Uso de chupetas em crianças amamentadas: pros e contras n.3 Agosto de 2017
17 Horne RSC, Blair OS et al. Dummy (pacifier) use and sudden infant death syndrome: potential advantages and desavantages, Journal of paedriatrics and child health 50 (2014) 170-174.
18 Ramirez JM, Ramirez SC, Anderson TM, . infant death syndrome, Sleep, and the physiology and pathophysiology of the respiratory network, chapter 27, in Duncan JR, Byard RW, editors. SIDS Sudden infant and early childwood death: The past, the presente and the future. Adelaide (AU): University of Adelaide Press, 2018 may. NCBI Bookshelf. A servisse of the Nationa Libreary of medicine, national institute health